Púbrico

sexta-feira, julho 30, 2010

Ideal e Real


Pronto, agora saia do sonho e volte para a realidade. Dê um passo, e cruze a linha entre o ideal e o real. Pena que o ideal não é o real e que o real não é o ideal. Mas se for para e pensar, essa linha que dificilmente é quebrada, nos faz sonhar. É ela que nos permite imaginar momentos e lugares onde nosso espírito fica bom e pacífico.
Se o nosso mundo real fosse para nós o ideal, qual seria a finalidade de sonhar?
O ideal, às vezes pode ficar só na idéia. Porém, nós nascemos com o dom de passar essa linha facilmente, mas quebrá-la é difícil e pode se tornar doloroso. É a habilidade que temos de cruzá-la que torna as nossas vidas mágicas. É o tempero secreto da vida. A vida sem sonho não tem função..
O dom que nós possuímos de pensar, nos dá o prazer de sonhar. Se podemos pensar em algo que gostamos, e não está em nosso alcance no momento, entra em ação a imaginação, a criatividade, e isso se torna um sonho. Tudo tem cor, cheiro e sentimento. Tudo passa a ter sentido dentro dos nossos sonhos. Um sonho, por mais insignificante que pareça para um outro alguém, para quem é o proprietário desse sonho, existe um sentido. É difícil agradar a todos, por isso cada um tem o seu sonho. E quase sempre são individuais. Sonhar para todos é muito bom. Sonhar por algo melhor, uma sociedade mais humana, políticos mais honestos, professores que sejam realmente respeitados, médicos que cumpram as suas funções por amor em cuidar de uma vida, e não pelo dinheiro. O dinheiro poderia ter menos valor. Não digo valor em uma nota de cem reais não valer cem reais, eu falo no sentido de apego, ele vale muito mais que o correto, o ideal. O valor real da moeda é destorcido do ideal.
São filhos matando os pais para receber herança, e pais matando filhos para não pagar pensão. O dinheiro foi criado para facilitar o comercio, não para guiar nossas vidas. O criaram pensando no ideal, e esqueceram que o mundo é real.

Um comentário:

  1. Chegar ao ideal realmente não é nada fácil, mas também não seria compensador se fácil fosse né, Ótimo post grande amigo!

    ResponderExcluir