Púbrico

sexta-feira, junho 18, 2010

Alienação


Já assistiu televisão hoje? Já teve a sua dose de remédios manipulados via satélite? Quem foi o médico que indicou esse veneno?
Televisão, como diz uma musica de uma boa banda independente ( O Teatro Mágico ) : “ a minha TV está louca, me mandou calar a boca e não tirar a bunda do sofá.. “ . Preciso dizer mais alguma coisa?
Eu já fiz tantas perguntas, mas não confirmei ainda a minha posição. A televisão, um fantástico meio de comunicação, utilizado de varias maneiras. Porém, a grande maioria dos telespectadores não aproveita as suas excelentes vantagens. Pode-se assistir ao Vídeo Show na Globo, revendo flash de novelas antigas, o que aconteceu com tal ator. Que fará uma grande diferença na sua vida. Ou pode assistir, a TV Cultura, que como no nome já diz, transmite alguma cultura aos espectadores. Poderia ser um pouco mais voltada para a transmissão de idéias úteis, de assuntos sustentáveis. Um dos únicos programas, que pelo meu conhecimento, fala sobre ecologia na TV aberta, um assunto interessante para a sociedade atualmente, é transmitido aos sábados as 06:30. Quem além dos meus avós, que dormem as 19:00, irá assistir?
A televisão manipula. Ela escolhe o que você quer comprar o que você quer comer, o que você vai vestir, e o que você vai sentir. É ela quem coloca os padrões na sociedade. É ela que te faz pensar, e se isso acontecer, faz também você pensar o assunto que ela quer.
Não me entendam mal. Eu não digo que a televisão é coisa do bichinho com cauda. Só estou falando que a maneira que ela é utilizada é fútil. Seria um grande progresso se ela se atrevesse a mudar. Correria um grande risco, mas ela pode mudar. Porque como falei um pouco antes, ela te faz pensar, e te mostra o assunto que é para você pensar. De acordo com as vontades dela.
Você acha então que ultimamente, não tem acontecido nada? Não tem crianças morrendo de fome, ou pais estuprando filhas, não tem armas nucleares sendo produzidas, e não tem ninguém morrendo de frio na rua? O vazamento de petróleo no Golfo do México foi parado? Não estamos tendo conseqüências disso? O mundo não para por um mês para assistir à uma competição. Eu continuo tendo que acordar para trabalhar o dia inteiro e estudar de noite. A minha rotina não mudou, a não ser quando a Seleção Canarinho entra em campo. Mas o que eu quero dizer, é que a televisão te faz parar. Ela te da a sensação e a vaga noção de que está tudo bom, e nenhuma desgraça está acontecendo. Faz pensar que por ser uma confraternização, todos transpiram amor, exalam benfeitorias. Mas não é assim, a Terra continua a girar ao redor do Sol. O sol continua quente. A lua ainda reflete a luz do Sol. A rotina não mudou, você apenas acha que mudou, porque a televisão faz parecer isso.
Eu vejo uma saída. Como a maioria das mudanças, que acabam transformando muitos ramos da sociedade, todo esse processo tem que ser lento. Tem que passar idéias, conhecimento, e fazer a todos que assistem, ter curiosidade, vontade de aprender, e de conhecer cada vez mais. Porém, será que eles, que fazem a programação da televisão, querem que a população pense? Será que eles querem que todos questionem?
Qual o beneficio que eles teriam com isso? Uma sociedade que pensa o que quer sentir, vestir, comprar, e pensar. Repito, será que eles querem que a população pense em pensar na sociedade? Pois é, ai está o grande nó de toda a historia. Reflita, pense em que a televisão, sem generalizações, transmite para você. O seu tempo na frente dela, vale a pena? Tem um bom custo – beneficio?

9 comentários:

  1. felipe,
    estou te seguindo
    me amarrei na sua forma de escrever
    um olhar atento e pra frente

    amei sua poesia sobre o riso,
    são transformadoras suas intenções...

    abraços,
    do menino-homem

    espero um contato legal entre nós, volta-e-meia estou por cá...

    ResponderExcluir
  2. Filho, fiquei feliz ao ler seu texto sobre a tv, na verdade amei...., eu sempre pensei assim, e deve ser porisso.Conseguimos passar pra vc o qto temos q ser críticos e isentos em relaçao ao q assistimos,sempre selecionando o q pode ser construtivo, ou negativo. Mas melhor mesmo, com certeza, é ler um livro, né Felipe?

    ResponderExcluir
  3. ÊÊÊ,mães não estão contentes com nada ,kkkk.
    Brother, muito bom seu texto, é um ótimo tema para que as pessoas vejam o mundo que esta ao redor delas e que elas "acordem" e vejam o que a televisão realmente é!
    "quem assisti televisão , vive de ilusão"

    ResponderExcluir
  4. cara, se muitos lessem seus posts com atenção e raciocínio, vc estaria passando a melhor mensagem para alguém que quer mudar o sistema, vc é foda cara, qualquer dia eu passo no sapiens pra nós trocarmos uma ideia, abraço continue postando!

    ResponderExcluir
  5. É preciso olhar no escuro e ver quem segura as cordinhas do teatro de marionetes. Quem controla as comunicações - empresas privadas -, por que - porque sabem do seu poder de controle - e pra quê - para manter a população inerte, desinformada e sob controle. Os excessos, as arestas, os que não se deixam levar são proporcionalmente poucos e pra esses, os "argumentos" da segurança pública estão aí, prontos e muito bem equipados.

    ResponderExcluir
  6. oi, felipe
    num avisei que ia voltar
    e que isso podia render poesia...

    meu email é: abraaovitoriano@hotmail.com
    esse endereço tambem é msn, o que facilitaria nossa comunicação, você pode enviar o seu escrito, e eu olho direitinho e a gente conversa melhor sobre ele no msn...

    abraços,
    fica com Deus!

    e é um prazer tê-lo pela universo-blog
    sua escrita é fortuna sim!

    ResponderExcluir
  7. Seu senso critico é algo realmente incrivel, numa idade em que a maioria dos jovens sao alienados e pensam apenas "curtir" o momento, sem preocupações futuras. Voce ta demonstrando ser exceção à regra. Parabens!
    beijos
    Dona Maria

    ResponderExcluir
  8. desligue a televisão o que você quer encontrar pode estar lá fora...

    ResponderExcluir